segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reciclagem

Nada é eterno!
      A reciclagem, apesar de nos parecer algo realmente atual, é uma prática muito
antiga. Na civilização Romana por exemplo alguns materiais como o Ferro, já eram reaproveitados. Porém é indiscutível que nos últimos anos a reciclagem ganhou uma importância maior, tanto ao olhar dos grandes empresários, como ao das donas de casa.
     Todo procedimento em que um material sem utilidade, em vez de ser jogado fora, ganha uma nova função, é reciclegem, uma garrafa pet que vira um avião de brinquedo ou uma caixa de frutas que vira banquinho de jardim é considerado reciclagem, porém menos uma garrafa pet no lixão da cidade não fará muita diferença para a mundo, então o que realmente enfocamos é a reciclagem em grande escala.
     Infelizmente, no Brasil apenas 0,8% do lixo brasileiro passará por algum processo de reciclagem, um valor muito abaixo do considerado ideal.
      Todo mundo sabe a importância da reciclagem, de separar o lixo, para o que era apenas lixo, volte ao mercado com uma nova função. Assim aumentando a disponipilidade de matéria-prima, diminuindo a poluição e mais recentemente, uma forma até de ganhar dinheiro ou ainda de economizar.
      Mas como tudo na vida, até a reciclagem é motivo de discussão, pois a quem diz que a reciclagem é trocar seis por meia dúzia, já que para transformar um material em outro é necessário a utilização de energia, que em alguns casos chaga a ultrapassar o de um produto 100% novo ou ainda formas de produção poluentes. E ainda, que a reciclagem dá uma falsa impressão de sustentabilidade, que permite, ao olhar do consumidor, um consumo exagerado, já que tal produto será reciclado e que não terá impacto ambiental no planeta. O que não é interessante, pois para que a reciclagem tenha um resultado satisfatório, boa parte dos materiais tem que ser sim reciclados, porém isso deve ser acompanhado de um consumo consciente.
      Estas são as opiniões dos críticos, que somam uma parcela muito ínfima, em comparação com os simpatizantes à ideia.
      A reciclagem ainda não é um procedimento 100% eficiente, porém há muitos pesquisadores, dia a dia, descobrindo novas formas de aprimorar este sistema, que cada vez mais se torna muito viável. Reciclar, se hoje ainda não é tudo o que queriamos, no futuro certamente será. Mas para isso devemos ao menos adquirir este bom abito e insentivar os profissionais da área, para que o mais rápido possível tenhamos ainda melhores resultados.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Por que criar um blog?

       Já vou avisando que isto não foi uma decisão de livre e espontânea vontade. Acontece que meu professor de Redação mandou cada um do 1º ano de minha escola criar um blog, com a justificativa de o mundo virtual estar cada vez mais globalizado e por isso seria interessante integrar a escola com este meio cada vez mais comum na nossa vida. Assim, nós (alunos) teremos que postar algumas redações em nossos blogs para serem avaliados teoricamente por nossos colegas.
       O nome do blog foi uma idéia adaptada do "meu professor", ele comentou na sala de aula, que o nome do primeiro blog dele foi "Questão em foco", e depois de muitas tentativas para criar o nome do MEU blog, tentativas sem nenhuma perspectiva de sucesso, já que não tenho uma criatividade muito apurada, resolvi por adaptar este nome, que não me pareceu nada mal, para "Questões em Foco".
      Já que eu teria de qualquer forma criar este blog e não queria que ele fosse apenas um mural com lições de casa, decidi fazer com que as pessoas, que por qualquer motivo que seja, acabem por visitar este blog leve algo de relevante consigo. E nada mais motivador para mim do que postar coisas curiosasinteressantes. Pelo menos esta é a minha intenção.
     Bom como diriam no JN "... e o Boeing decolou". Tomare que gostem!